Marcia Peltier

Marcia Peltier

Marcia Peltier: Carro-chefe


Carro-chefe  
O agronegócio brasileiro continuará como grande motor da economia, com crescimento estimado de 178%  na produção de etanol até 2023. A projeção de Ingo Plöger, presidente do Conselho Empresarial da América Latina, também vislumbra incremento da produção de celulose e soja. Segundo ele, o mercado externo estará mais complexo para as exportações devido à alta do dólar, mas setores como transporte e comida estão entre os que têm mais potencial de consumo a longo prazo.

Não é brincadeira  
A diretora de arte Cláudia Alencar é quem assina a mais completa exposição sobre dengue, que abre dia 17 de janeiro, na Fiocruz. Interativa, a mostra tratará o assunto de forma lúdica, com recursos de HQ e grafite. Painéis multimídia e vídeos apresentarão o vírus e a pesquisa. Concebida para ser itinerante, a estrutura metálica com iluminação embutida facilitará a montagem em diferentes lugares. Claudia tem no currículo as minisséries Hilda Furacão e O Quintos dos Infernos.

Confiante
Enquanto o destino do Fluminense era decidido, ontem, pelo STJD, o atacante Fred parecia seguro da permanência do time na primeira divisão. O jogador se divertia nesta segunda-feira, tranquilamente, na Disney.

À moda antiga  
A Mocidade Independente de Padre Miguel está com dificuldades de encontrar mulheres para desfilar no carro abre-alas. A exigência do carnavalesco Paulo Menezes é que as integrantes não tenham silicone nos seios, que virão à mostra, numa homenagem a Monique Evans, primeira rainha de bateria a desfilar com os seios nus. Das 20 vagas, apenas cinco foram preenchidas até agora.

Volte sempre  
Bares e restaurantes do Vidigal receberão, hoje, consultoria da chef Mônica Rangel, presidente da Associação Brasil à Mesa. Ela dará dicas sobre a organização dos espaços e apresentação dos produtos. A ação é parte do Cozinha Brasil Segurança Alimentar, projeto-piloto do Sesi Cidadania, que será levado, em 2014, a outras comunidades pacificadas.

Turismo bucólico  
Nem tudo mudou para pior dos anos 80 até hoje naquela que já foi conhecida como Ilha dos Amores, garante a antropóloga  Wilma Marques Leitão, que lança, hoje, a partir das 19h na livraria Arlequim, o livro Sob um Céu de Flamboyants – Cotidiano e História Social na Ilha de Paquetá.  A autora ressalta que o bairro ainda é um dos poucos da cidade do qual se pode chegar ao Centro do Rio, no máximo, em 40m. Também é possível caminhar pela ilha, despreocupadamente, durante a noite. “Ainda é um lugar em que se pode praticar o turismo de contemplação da paisagem”, afirma.

Novas pragas  
Em contrapartida, a ganância imobiliária - que faz surgirem residências de 9m² resultantes da redivisão do antigo casario – e as bicicletas elétricas são o atual tormento dos moradores. Dirigidas em alta velocidade, vêm causando inúmeros acidentes pelas ruas antes ocupadas apenas pelos ecotáxis, os triciclos puxados a bicicletas comuns. Aliás, hoje, na Alerj, serão ouvidos representantes do serviço de charretes em Paquetá, acusados de maus tratos aos animais.

Barra, capital corporativa  
Dos 160 eventos corporativos realizados no Rio durante 2013, 46 aconteceram na Barra da Tijuca. Desses, 22 foram realizados no RioCentro, com destaque para o XXXVI Congresso de Oftalmologia, que deixou para a cidade uma receita de aproximadamente US$ 10 milhões através dos seus oito mil participantes. Segundo Alfredo Lopes, presidente do Rio Convention & Visitors Bureau, a Barra possui capacidade para receber 46.170 congressistas ao mesmo tempo.

Livre Acesso

O Downtown está arrecadando, até sexta-feira, brinquedos novos ou usados em bom estado. A campanha vai beneficiar crianças atendidas pela instituição Viva Rio. A doação deve ser feita no bloco 17, próximo à Praça Central, no Espaço Cliente.

A ABCON reúne representantes de importadores de bens de consumo em São Paulo, nesta terça-feira, para avaliar a queda de 3,5% em vendas de 2013 em relação a 2012 e discutir novas estratégias para recuperação em 2014.

A estilista de noivas Julia Golldenzon promove, hoje, às 18h, coquetel de lançamento da coleção Off White, no ateliê da Gávea, com consultoria dos hairstylists David Bernardino e Godoy, do Visage Coiffeur.

Vai até dia 22 o primeiro festival de ostras do Otto Al Mare, em parceria com a Fazenda Marinha Atlântico do Sul.

A Shell premia, hoje, dois estudantes do Ensino Médio que se destacaram no programa Miniempresa, da Junior Achievement, com uma viagem para o Fórum Internacional de Jovens Empreendedores, na Argentina.

O chef Jan Santos, do Entretapas, criou 14 receitas para o cardápio de Natal Que Exquisito, homenagem às gastronomias brasileira e espanhola.

O Sindicato das Empresas Contábeis do Estado do Rio de Janeiro promove hoje, no auditório do Sindilojas-Rio, um fórum para debater as maneiras de gerir os documentos na era digital.

O chef Jimmy McManis, fundador do projeto ogrostronomia, lança sanduíche especial na festa Resumo do Mostarda, sábado.
    
Com Marcia Bahia e Marcia Arbache

© 2010 Copyright Diários Associados Todos os direitos reservados

O uso deste site está sujeito aos termos de uso. Ao continuar usando esta página, você concorda em cumprir com estes termos.