quarta-feira, 19 de julho de 1967

Memória (150 anos)

Conhecer um pouco do passado e aprender com seus erros e acertos, preparando um futuro melhor na economia, na política ou na sociedade como um todo. A coluna Memória, uma das mais antigas e tradicionais do Jornal do Commercio, volta-se a estes e outros objetivos, enquanto pode divertir o leitor com notícias pitorescas veiculadas pelo JC há quase dois séculos.

Ao longo de sua centenária história, o Jornal do Commercio teve, como poucos órgãos de comunicação, o privilégio de abrigar em suas páginas escritores brilhantes como Euclides da Cunha, Machado de Assis e José de Alencar e, sob pseudônimo, o próprio imperador Dom Pedro II contribuiu com alguns artigos. Aprender um pouco desta trajetória é viver muito de Brasil, do Império à República, do artesanal ao industrial, do campo às metrópoles. Boa viagem!

O JORNAL DO COMMERCIO PUBLICAVA NA EDIÇÃO DE 1º DE MARÇO

PIANOS


Atenção: na Rua da Alfândega, número 139, em posição central nesta corte do Rio de Janeiro, há um estabelecimento onde se compram pianos usados de meio armário. Os valores pagos pelos proprietários da casa comercial acima estão dispostos a pagar até mais um pouco do que o justo por estes maravilhosos instrumentos. É só ir ao local e ver que tudo é afiançado.


CASA DE SAÚDE


Em Petrópolis há uma casa de saúde cujo diretor é o Dr. Napoleão Touzet, tendo como companheiro nas consultas e tratamentos aos doentes o Dr. L. Ferreira de Brito. O estabelecimento será sempre visitado, com frequência, pelo reverendíssimo vigário padre Germano. Há quartos separados e outros ocupados por dois doentes. As enfermarias são das mais modernas que existem neste império.


CHARUTOS


Um depósito de charutos com as marcas Havana, Hamburgo e Bremen está em pleno funcionamento na Rua da Alfândega, 56, nesta capital do Brasil. O respeitável público pode comprovar que os preços são moderados e tudo é de qualidade muito superior ao normal na cidade do Rio de Janeiro. Os proprietários aguardam a todos que quiserem honrá-los com uma visita.


Ver Todas

Encomende a sua pesquisa histórica

Clicando aqui, você poderá entrar em contato com nossa equipe e solicitar sua pesquisa de conteúdos históricos publicados no Jornal do Commercio. Um serviço voltado para pesquisadores, acadêmicos, empresas e a todos que queiram saber sobre sua própria história. Solicite já a sua pesquisa.

Consultar