quarta-feira, 19 de julho de 1967

Editoras e Museus

Museu do Primeiro Reinado - Casa da Marquesa de Santos

Endereço: Av. Pedro II, 293 - São Cristóvão - CEP 20941-070 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (21) 2332-4514 - (21) 2332-4515

E-mail: mir@funarj.rj.gov.br

O Museu do Primeiro Reinado, inaugurado em 12 de março de 1979, está situado no bairro Imperial de São Cristóvão, instalado no solar que pertenceu à Marquesa de Santos, que ali viveu entre 1827 e 1829. A história da propriedade do Solar remonta ao ano de 1826, quando o imperador Dom Pedro I adquiriu o terreno que abrigava um prédio de dois pavimentos e designou o arquiteto francês Pierre-Joseph Pézerat para conceber um novo projeto arquitetônico para o imóvel.

Museu Histórico Nacional

Endereço: Praça Marechal Âncora - Centro, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2220-2328

O Museu Histórico Nacional, criado em 1922, é um dos mais importantes do Brasil, reunindo um acervo de mais de 277.490 itens, entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina. O conjunto arquitetônico que abriga o Museu desenvolveu-se a partir do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro.

Museu Nacional (UFRJ)

Endereço: Quinta da Boa Vista - São Cristóvão - CEP 20940-040 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (21) 2562-6900

E-mail: museu@mn.ufrj.br

O Museu Nacional reúne os maiores acervos científicos da América Latina, laboratórios de pesquisa e cursos de pós-graduação. As peças que compõem as exposições abertas ao público, (cerca de três mil atualmente) são parte dos 20 milhões de itens das coleções científicas conservadas e estudadas pelos departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Invertebrados, Vertebrados, Geologia e Paleontologia.

Museu Imperial

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 - Centro - CEP 25610-320 - Petrópolis - RJ

Telefone: (24) 2245-5550

Frequentado por estudantes, historiadores e pesquisadores em geral, o Arquivo Histórico reúne uma coleção de 250 mil documentos originais. Ideal para estudiosos que estão produzindo teses acadêmicas, roteiristas de minisséries e novelas para a TV, cineastas, escritores e até cenógrafos de escolas de samba, o forte do Arquivo Histórico do Museu Imperial são os documentos do século XIX. Entretanto, dentro deste espaço também podem ser encontrados registros históricos que vão desde o século XIII até o início do XX.

Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro

Endereço: Rua Presidente Pedreira, 78 – Ingá – Niterói

Telefone: (21) 2717-2919

E-mail: museudoinga@hotmail.com

O Palácio do Ingá, nome pelo qual o Palácio Nilo Peçanha – sede do Museu de História e Artes do Rio de Janeiro – é mais conhecido, foi palco de fatos vibrantes da história política e social fluminense. Hoje, ele relata os acontecimentos que o definem como a memória viva da ex-capital fluminense, Niterói. Sua estrutura bela e imponente não mente ao insinuar e revelar os segredos ali resguardados. O Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro (MHAERJ) é formado pela união dos Museus Histórico do Estado do Rio de Janeiro e o de Artes e Tradições Populares que funcionavam no mesmo espaço: o Palácio Nilo Peçanha, mais conhecido como Palácio do Ingá.


O Palácio Nilo Peçanha serviu como residência e sede do Governo Fluminense a partir de 1904, perdendo essa finalidade devido à fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro em 1975, quando a capital do antigo Estado do Rio de Janeiro foi transferida de Niterói para a cidade do Rio de Janeiro. Em março de 1976 foi designado à Fundação Estadual de Museus do Rio de Janeiro - FEMURJ.

Museu Nacional de Belas Artes - Instituto Brasileiro de Museus

Endereço: Av. Rio Branco, 199 - Centro (Cinelândia) - Cep: 20040-008 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (21) 2219-8474

O acervo do Museu Nacional de Belas Artes teve origem no conjunto de obras de arte trazido por D. João VI de Portugal, em 1808, ampliado alguns anos mais tarde com a coleção reunida por Joachin Lebreton, que chefiou a chamada Missão Artística Francesa, formando a mais importante pinacoteca do país. Este núcleo original foi enriquecido com importantes incorporações ao longo do século XIX e início do século XX. Com a construção da nova sede da Escola Nacional de Belas Artes, em 1908, projeto do arquiteto Moralles de los Rios, este acervo passou a ocupar parte do novo prédio, sendo o Museu criado oficialmente em 13 de janeiro de 1937.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Glória - Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2240-4944

Formado inicialmente ao longo dos anos 40 e 50 por inúmeras doações de artistas, empresários e algumas instituições oficiais, o acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro constituiu-se uma das coleções de arte do século XX mais importantes do país. Apresentando um panorama completo e sofisticado da evolução artística de nosso século, dentro e fora do Brasil, a coleção partia do cubismo e avançava pelo futurismo, surrealismo, dada e demais vanguardas históricas do início deste século, até o que de mais atual ocorria no cenário internacional.


Durante três décadas, a maioria dos artistas brasileiros de destaque teve no Museu de Arte Moderna não somente seu palco de ação mais imediato e visível: ali estavam fartamente representados e eram permanentemente vistos pelo público.

Encomende a sua pesquisa histórica

Clicando aqui, você poderá entrar em contato com nossa equipe e solicitar sua pesquisa de conteúdos históricos publicados no Jornal do Commercio. Um serviço voltado para pesquisadores, acadêmicos, empresas e a todos que queiram saber sobre sua própria história. Solicite já a sua pesquisa.

Consultar